O MOSAICO VAI SE FORMANDO

ARENA3ESGRIMADSC_8163
Quando propus o nome Mosaico Esportivo a iniciativa de desenvolvimento esportivo que tinha em mente não imaginei que seria tão apropriado ao que venho assistindo nesse período que posso chamar de pré-olímpico. Só vem quem é realmente fera. E por aqui, só nos eventos-teste já lamentamos algumas ausências. Dava para ver a tristeza em alguns rostos.
O fato é que a ARENA 3 está pronta e foi a quem me pareceu mais pronta em todos os sentidos. Os relógios TISSOT instaladinhos, com suas respectivas propagandas que me deixaram com a sensação de nunca ter visto nada parecido em termos de uma transmutação de painel.
Quanto a iluminação dentro da competição, fizeram cinema. As quatro pistas ao redor da pista principal, em formato de X, davam lugar a quatro duelos simultâneos, interferências inevitáveis, riqueza de emoções multiplicadas. Os vídeos projetados, em velocidade mais lenta, dão ao espectador possibilidades de participação que o real não oferece. Não há ali substituição ou redundância, mas complemento. E quando chegam as semifinais e a final, aí o jogo de luz se altera completamente. Ao proporcionar o fundo escuro, teatro e fotografias ganham outros caminhos. Pode variar de um Bunraku até a bela experiência de uma sala de cinema com um filme como Star Wars. É um esporte de outra galáxia.
Tudo ali difere do que vi em outras arenas, que me parecem desde então, mais convencionais e televisivas. Não que falte emoção na presença de luz em abundância. Mas um escurinho ali, outro aqui, faz bem ao coração, acalma a alma, prestes a ser espetado por um amor as cegas.

Deixe um comentário