REDUZIR, RECICLAR, REUTILIZAR É PARA OS FORTES

Vamos direto ao ponto. Guardar coisas velhas que já perderam o brilho e boa parte de sua utilidade ocupa um espaço que na maioria das vezes não existe.
É muito mais prático se livrar dos entulhos, por fim ao desespero de ter um monte de coisas que não servem mais pra nada.

Reciclar só é possível se você reinventar a finalidade do objeto, a partir da matéria prima que ele possui, acrescentando algo que ele não possuía. Na real? Reciclar e reutilizar dá um trabalho fudido. É mais fácil jogar no lixo e se concentrar na compra do novo. Deu defeito? Joga fora e compra outro. Essa é a mentalidade dominante.

O principal desafio de uma iniciativa de sustentabilidade é a mudança de mentalidade dos envolvidos. Os 3R’s do Reduzir, Reciclar e Reutilizar demandam muito mais energia, recursos e paciência do que a opção pelo descartável. É por isso que sem incentivos e conscientização não teremos uma sociedade sustentável.

Sobrecarregados, sem capacitação específica, estrutura adequada e tempo para destinar objetos, o final é a lata do lixo, solução prática e rápida para aquilo que se tornou incômodo no seu ambiente caseiro.