A SIMPLICIDADE COMO BASE DA ALIMENTAÇÃO

Natal chegando, aproveitamos algumas características da cultura e do modo de alimento, para trazer novidades para nossa BANCADA DE AVALIAÇÃO. A ideia de experimentar uma comida que nunca tenha sido provada pelo Chef-Artista é a base dessa iniciativa. Em poucas palavras, mãos na massa, e vamos ver no que vai dar. Mas é muito provável que, partindo de boas escolhas e com certificações editoriais de padrão internacional, o resultado seja, no mínimo, satisfatório.

RECEITA

Salsa fresca, sálvia, alecrim e tomilho fazem com que este recheio clássico se destaque da multidão – e são úteis para ter à mão para outros clássicos do feriado. Rasgue, em vez de cortar, o pão em pedaços irregulares para maximizar os pedaços crocantes e ásperos que todo mundo adora.
8–10 PORÇÕES
¾ xícara (1½ palitos) de manteiga sem sal e mais para o prato
1 1 libra. pão branco estilo country, rasgado em pedaços de 1 ”
2½ cebolas médias picadas
3 talos de aipo, fatiados com ¼” de espessura
½ xícara de salsa picada
2 colheres de sopa. sálvia picada
1 Colher de Sopa. alecrim picado
1 Colher de Sopa. tomilho picado
2 colheres de chá. Cristal de Diamante ou 1¼ colher de chá. Sal kosher Morton
1 colher de chá. pimenta moída na hora
2½ xícaras de caldo de galinha com baixo teor de sódio, dividido
2 ovos grandes
Coloque uma gradinha no meio do forno; pré-aqueça a 350°. Unte com manteiga uma assadeira de 13 x 9 “. Disponha o pão em uma única camada em uma assadeira grande e leve ao forno até secar e dourar nas bordas, 30-40 minutos. Deixe esfriar.
Enquanto isso, derreta ¾ xícara de manteiga em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Cozinhe as cebolas e o aipo, mexendo ocasionalmente, até que as cebolas estejam macias e douradas nas bordas, 10–12 minutos. Raspe em uma tigela grande. Deixe esfriar.
Adicione o pão, a salsa, a sálvia, o alecrim, o tomilho, o sal e a pimenta na tigela. Regue metade do caldo; misture delicadamente para combinar. Bata os ovos e o caldo restante em uma tigela pequena para combinar e despeje sobre a mistura de pão; dobre delicadamente para combinar. Transfira o recheio para o prato preparado e cubra com papel alumínio.
Asse o recheio até ficar bem quente (um termômetro de leitura instantânea inserido no centro deve registrar 160°), 40–50 minutos. Retire o papel alumínio e continue a assar até que o recheio esteja firme e a parte superior esteja dourada e crocante, 40-45 minutos a mais.
FAÇA ANTES: O pão pode ser assado com 1 dia de antecedência; guarde frouxamente coberto em temperatura ambiente. O recheio pode ser montado com 1 dia de antecedência; cubra e leve à geladeira. Deixe atingir a temperatura ambiente antes de assar.

Receita escolhida por nossa equipe de Curadoria Gastronômica, para avaliação e reapropriação criativa. O resultado será apresentado numa LIVE do “Cozinhe com Byluca”.
RECHEIO SIMPLES É O MELHOR