O PROTECIONISMO NU E CRU PARA PRODUTOS INOVADORES? CONSULTE O BRASIL E A RESERVA DE MERCADO DE INFORMÁTICA

O atraso que vivemos tinha nome. Os produtos obsoletos e a completa ausência de competitividade também. Fui orientado no mestrado em parte por uma dessas autoridades que instaurou essa política no Brasil, como forma de desenvolvimento de soberania local da nação. Eram pessoas bem intencionadas, ligadas aos quadros militares, com ideias comuns sobre soberania, nacionalismo, visionários daquilo que aconteceria no mundo 40 anos depois…

Enquanto isso, a China… Abriu as pernas, recebeu tudo de todos e se tornou em poucas décadas a maior potência na produção de tudo. O mérito maior atribuo a Kissinger, que criou a rusga entre russos e chineses, levando os ventos do capitalismo para arejar aquelas bandas. Tudo bem, os ventos mudaram de novo, lá estão eles, Putin e Xi, juntinhos por dois dias em uma região chinesa que se parece com a Rússia. São colados historicamente, tal qual a Ucrânia, Taiwan e Hong Kong. Quem viu Marco Polo sabe do que se trata, a unificação do Império e a muralha foram resultado de muitas guerras e sangue. O desmantelamento de Impérios começa por dentro…
O que deu errado no raciocínio nacionalista dos estrategistas como meu orientador e um de meus colegas de turma, também deputado responsável pela orquestração da Lei de Reserva, proibindo o uso de Apple ou qualquer coisa produzida fora do território brasileiro?
Nem tudo deu errado.
Nem tudo dá certo.
O mesmo deputado chegou a ocupar a Presidência do Clube do qual sou sócio faz 40 anos. Também chegou a Presidência de uma Fundação que importa para a UFRJ os itens estratégicos para laboratórios de pesquisa, sem impostos. Costumávamos voltar do Fundão para a Zona Sul, onde trabalhava, eu de carona, conversando com ele, a quem meu pai respeitava e que já havia sido competente Presidente da CEDAE. Em suma, suas convicções deram certo para ele. Uma economia de Estado alça políticos aos cargos de empresas. Não é o caso das empresas privadas, cujos critérios são outros, incluem a forma como nascem e depois o desenvolvimentos da lucratividade para atrair investidores. Até na Rússia desestatizada foi assim. Nasceram os oligarcas bilionários, que inveja.
Agora, os EUA em ano eleitoral, vão adotando práticas protecionistas pesadas para os produtos sensíveis da lista negra. Recebi essa lista do Ministro chinês na Escola Superior de Guerra, a batalha é econômica. Os chineses tem 4 meses pra vender o Tik Tok pra algum americano, a BYD de carros elétricos taxados em 4X mais do que já eram, dando fôlego a incensada Tesla do Elon Musk e as atrasadas empresas automobilísticas americanas do setor, a taxação dos painéis para produção de energia solar, mais baratos faz mais de 15 anos na China, estudei esses custos para adoção em Teresópolis, e o malfadado 5G, sobre o qual os EUA está tecnologicamente atrasado 10 anos…
Falar de Livre Mercado num contexto como esse é piada.
Sabemos, guerras comerciais protecionistas geram elevação de preços internacionais, a população se fode, os comerciantes vendem menos. O tiro já saiu pela culatra.
Melhor parar por aqui e voltar a assistir a série Marco Polo na NETFLIX. Beber um pouco de inteligência e cultura daquele que se misturava com todas e enriquecia sua visão de mundo.